O Rio Grande do Sul terá uma quarta-feira (28) de "tempo virado". Após um início de semana com marcas históricas, como os 41,3°C registrados no Noroeste, a massa de ar quente começa a dar sinais de instabilidade. O sol ainda brilha e garante mais um dia de forte abafamento, mas a MetSul Meteorologia alerta para a formação de núcleos de tempestades a partir da tarde.
As máximas devem ser levemente inferiores às de terça, mas o calor segue intenso: 36°C em Cruz Alta e 34°C na Região Metropolitana. Essa energia térmica acumulada na atmosfera serve como combustível para temporais isolados, que podem vir acompanhados de chuva forte e vento em pontos localizados de quase todas as regiões gaúchas.
Embora a chuva seja mal distribuída — atingindo uma cidade e deixando a vizinha seca —, o risco de eventos climáticos severos é real devido ao contraste térmico. Em Porto Alegre, a segunda metade do dia deve ter aumento de nebulosidade e chance de pancadas típicas de verão. A recomendação é atenção para mudanças bruscas de visibilidade e rajadas de vento repentinas.


