13:58 04/12/2021
Ouça a Rádio ao Vivo!   

VENDAVAL É O MAIOR RISCO DURANTE A FORMAÇÃO DO CICLONE NESTA QUINTA FEIRA

 


Vendaval é o maior risco meteorológico durante a formação de um ciclone extratropical entre esta quinta e a sexta-feira no Sul do Brasil. Uma linha de instabilidade vai se formar no ambiente ciclogenético e avançar pelo Sul do país, trazendo chuva e temporais isolados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao avançar pelos três estados do Sul, a linha de instabilidade encontrará ar quente em sua dianteira, aumentando o risco de tempo severo. Haverá ainda uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude), trazendo cisalhamento (padrão divergente de vento), o que agrava o risco de episódios isolados severos de vento.

Não se antecipa uma situação de vendavais generalizados. O vento pode soprar moderado a forte em grande número de localidades quando da chegada da instabilidade no decorrer da quinta e no começo da sexta, mas episódios de vento muito forte ou ocasionalmente destrutivo, se ocorrerem, serão localizados.

Rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h, sem consequências maiores, devem ser registradas em diversas localidades na passagem da linha de instabilidade, entretanto não se pode descartar que em alguns pontos as rajadas fiquem perto ou acima dos 100 km/h, o que traz potencial para danos. Por: Metsul

Compartilhe com seus amigos!



INFORMAÇÃO PORTAL SOLEDADE NEWS : O uso deste conteúdo é gratuito desde que citada a fonte e o link da publicação original.